quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Exposição "Novos Caminhos" de Fernando Tosko e Carine Marques.




NOVOS CAMINHOS - EXPOSIÇÃO DE FERNANDO TOSKO E CARINE MARQUES.


A confluência de pensamentos e expressões, irreverentes e leves ao mesmo tempo, é realizada primeiramente à distância, em um diálogo entre esses dois artistas. E agora, definitivamente concretizada nessa exposição intitulada "Novos Caminhos". Carine Marques (RS) e Fernando Tosko (SP) consideram que “Novos Caminhos” é uma passagem de alguns de seus projetos para um patamar de execução e realização em um espaço real e concreto. A exposição ocorre no espaço do atelier de Carine, um espaço que a artista abre como galeria para exibir a arte de seus pares. É dessa forma que a exposição “Novos Caminhos” propõe novas passagens para a arte de ambos – tanto para suas propostas individuais quanto para, de agora, em diante, para suas propostas coletivas.


Expo " Novos Caminhos ".
Abertura 04 de Outubro de 2008.
19 Hs - Vó Zuzu Atelier.
Av. Cristovão Colombo, 342.
Porto Alegre - RS
Visitação: 04 de Outubro a 10 de Outubro.
Horário: 16:00 hs às 19:00 hs.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Expo "Novos Caminhos".





EXPO “NOVOS CAMINHOS”

A união de pensamentos, a propagação de novas idéias pelos meios de expressão desses dois artistas que em uma conversa a distância resolvem fazer uma Expo, surge a dificuldade escolher um nome, explicar ao seu público em uma ou duas palavras o verdadeiro valor proposto. A Expo Novos Caminhos é nada mais que uma porta, uma passagem para literalmente propor novos caminhos a dois artistas, onde tudo será novo e diferente, sem semelhança entre os trabalhos o que existe é um portal que se abre, em que a distância territorial e a falta de contato físico é quebrada, trazendo a sensação de um caminho que se deve seguir. É um lugar onde a irreverência e a leveza juntas trilham novos caminhos.

Texto: Fernando Tosko.


Fernando Pimentel TOSKO.

Fernando Pimentel, 23 anos escritor do estilo free-style, utiliza em seus trabalhos não apenas o spray, mas diversos materiais simples, como escova de dente, o artista usa seus trabalhos como uma forma de dizer que Graffiti não é apenas o “spray art”, apresentando diversos materiais que você pode usar para demonstrar seus pensamentos, sentimentos e idéias. “A falta de recursos, muitas vezes, nos limita e o Graffiti afirma o contrário, subverter é fazer Graffiti, usar a rua da maneira que ela está é o verdadeiro valor do street art” (Fernando Pimentel). Assim o artista demonstra tanto nas ilustrações como nos muros, através do seu simbolismo e metáfora para pinturas em fundo branco a ligação com o ser humano e sua vida, assim dispostas na cor branca e na medida em que esse ser humano marca sua vida com resultados, sentimentos, sensações, atitudes e experiências, positivas ou negativas ele dá cor a sua vida em sua trajetória. “- nossa vida é um livro em branco que a cada passo, a cada momento vivido, nós o colorimos mediante a nossos atos..” (Fernando Pimentel). Artista Plástico e estudante do curso superior de Design Gráfico na cidade de Limeira, interior Paulista, trabalha Graffiti e Design, dois universos que andam em paralelo. Participou de algumas exposições da região e em Santos –SP, realizou trabalhos com crianças limítrofes no SENAC da cidade de Limeira, realizou oficinas para crianças em risco social também na mesma cidade e atualmente trabalha como oficineiro da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes (ASSAOC) órgão do estado de São Paulo, na cidade de Limeira e cidades vizinhas.


www.flickr.com/tosko3
http://www.fotolog.com/toskoman


Expo " Novos Caminhos ".
Abertura 04 de Outubro de 2008.
19 Hs - Vó Zuzu Atelier.
Av. Cristovão Colombo, 342.
Porto Alegre - RS
Visitação: 04 de Outubro a 10 de Outubro.
Horário: 16:00 hs às 19:00 hs.

Expo "Novos Caminhos".





"Novos Caminhos".


A exposição dos trabalhos desses dois artistas fortalece a idéia de caminhos, de raízes diferentes mas com o mesmo propósito à busca pela vida, artistas abertos com raízes soltas em busca do sonho, todos nós seres humanos, trazemos dentro si a vontade de ser feliz e a constante busca pela vida, somos frutos e geramos frutos, adubamos a terra com nossa sabedoria nossa alegria nossa vontade de viver e assim tomamos forma através da luz da energia da terra e dos seres que nela habitam. Árvores e suas raízes com memória e passos dispostos a qualquer distância, prontos a caminhar, a desvendar novos caminhos.

Os trabalhos apresentados criam uma suave e clara semelhança, mesmo com uma evidente diferença entre ambos, mas que indica um sentindo de continuidade a busca por novos caminhos seja pelo ar, através da leveza das ilustrações e intervenções urbanas do Fernando Tosko ou pelas raízes soltas recriadas através de instalações e esculturas em arame de Carine Marques.

Texto: Carine Marques.


Carine Marques

Carine Marques, 30 anos desenvolve desde 1995, trabalhos artísticos como Desenhos e Pinturas sobre Tela, e a partir de 2002 possui um ateliê próprio em que cria móveis e objetos a partir do reaproveitamento de materiais como madeira, vidros, espelhos e outros recursos. O trabalho que fará parte da exposição "Novos Caminhos" em Agosto próximo, se origina da ligação simbólica que a artista realiza entre “pessoas e árvores” . “Como seres humanos, todos nós possuímos nossas recordações e a nossa própria história arraigada na alma. Mas - diferentemente das árvores enraizadas nos solos nos locomovemos livremente pelo mundo. Somos intensamente, e cada qual ao seu modo, uma 'Raiz Solta'. Tenho a imagem da vida procurando maneiras e meios para se desenvolver e sobreviver” (Carine Marques). E através desse pensamento a artista apresenta seu trabalho, utilizando materiais como madeira, cordas de sizal e arame, recriando raizes livres em busca da vida, encontrando meios para permanecer.


http://www.flickr.com/photos/carinemarques http://carinemarquesvozuzu.blogspot.com/


Expo " Novos Caminhos ".
Abertura 04 de Outubro de 2008.
19 Hs - Vó Zuzu Atelier.
Av. Cristovão Colombo, 342.
Porto Alegre - RS
Visitação: 04 de Outubro a 10 de Outubro.
Horário: 16:00 hs às 19:00 hs.

domingo, 14 de setembro de 2008

Cotidiano de mulher...




´´O meu olhar``

O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de, vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender ...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar ...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...

--- Alberto Caeiro---